novidades 2b3c1b

noticias 6f3r3z

Publicada: 11/04/2025

Ao falar sobre participação nos resultados da CCGL, associado da Cotriel relembra apoio das cooperativas para superar impactos da enchente em 2024 71372q

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Fonte: Ascom CCGL

No campo, os desafios não escolhem hora para chegar. Em um ano marcado por extremos climáticos, como seca e enchentes, a solidariedade e o compromisso entre cooperados e cooperativas se tornaram ainda mais fundamentais. Foi assim que o produtor de leite de Alto Alegre, Rogério Gatto, associado da Cotriel e produtor de leite CCGL, enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua trajetória no meio rural: a enchente que assolou grande parte do Rio Grande do Sul em 2024.

“A enchente cobriu toda a parte da ordenha. Eu não tinha onde ordenhar”, lembra Gatto, emocionado ao descrever os dias em que viu sua produção ameaçada pelas águas. “Mesmo assim, a CCGL e a Cotriel vieram buscar o leite. Não mediram esforços. Caminhões enfrentaram o difícil, mas o leite foi coletado. Isso mostra o quanto é importante ter uma firma sólida, que apoia o produtor não só nos bons momentos, mas principalmente nos difíceis.”

Além do e na logística, Rogério será um dos milhares de produtores que vão receber, no próximo dia 23 de abril, o pagamento da participação nos resultados da indústria da CCGL, referente ao ano de 2024. Um total de R$ 28 milhões será distribuído entre aqueles que forneceram leite de forma ininterrupta ao longo do ano ado e permanecem ativos no sistema da cooperativa.

“Essa bonificação vem como um salário a mais no fim do ano. É um dinheiro que ajuda, principalmente em anos difíceis como esse”, reforça Gatto. Para ele, o valor recebido não é apenas uma bonificação: é o reflexo de uma parceria construída com confiança, assistência técnica e o olhar atento da cooperativa ao dia a dia do campo.

Além do e financeiro e da logística durante a crise, os produtores também contam com a rede técnica cooperativa e ferramentas como a plataforma SmartCoop, que facilita a gestão da produção e contribui para decisões mais assertivas no campo. É a tecnologia aliada ao conhecimento técnico para garantir mais produtividade e segurança. “E quando chega o fim do mês, o dinheiro tá ali. Isso dá segurança pra gente seguir em frente”, conclui Rogério.

Sobre a participação nos resultados: A Cooperativa Central Gaúcha (CCGL) anunciou a participação dos produtores de leite nos resultados da industrialização de lácteos, referente ao ano de 2024. O total é de R$ 28 milhões que será distribuído entre todos os produtores CCGL que forneceram leite de forma ininterrupta ao longo do ano de 2024 e que estiverem ativos no sistema de fornecimento à cooperativa no dia 23 de abril de 2025, data estipulada para o pagamento.

e aqui o vídeo produzido pela CCGL