Publicada: 11/01/2012
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
A onda de calor originada da Argentina continua elevando a temperatura no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, o Estado teve máxima de quase 38°C, registrada em Santana do Livramento.
O tempo ficou seco em quase todas as regiões, com exceção de pontos da Serra e do Litoral Norte, onde choveu um pouco. Na Serra, o volume ficou entre quatro e cinco milímetros, quantidade insuficiente para encher os rios que descem em direção ao Vale do Sinos.
Na quarta-feira, a atuação da massa de ar seco que atua no Estado reduz as chances de chuva generalizada. Deve haver registros de pancadas isoladas, o que pode até piorar a sensação de calor, pelo aumento da umidade. A temperatura segue em elevação, principalmente na região oeste do Estado.
Só na quinta-feira a chegada de uma frente fria trará uma chuva mais consistente, em praticamente todas as regiões. Porém, de acordo com a Central RBS de Meteorologia, essa frente fria ará muito rápido pelo Estado, e não há e de umidade suficiente para manter as precipitações sobre a região, o que reduzirá o volume de precipitação, que não será suficiente para amenizar o quadro de estiagem.
É preciso atenção para os fortes ventos que a frente fria provocará ao encontrar a massa de ar seco e quente que está sobre o Estado. Com o avanço da frente fria, vem uma nova massa de ar frio, que provocará o declínio da temperatura na maior parte do Estado.